Algo que eu tive que lidar (assim como muitos Destiel Shippers) com essa nova temporada é o luto pelo fato de o amor do Dean pelo Castiel ser lido como fraternal. Mas não só isso, também tem muita gente falando que ele não se importa com o Castiel (oi? como?!). Só queria dizer que: CHEGUEEEEIII TO PREPARADO PRA ATACAR, QUANDO GRAVE BATER EU VOU SOCAR (com palavras, claro).
Primeiro de tudo, VOCÊS POR ACASO ESTÃO VENDO A SÉRIE? PORQUE REALMENTE NÃO ME PARECE. COMO VOCÊS TEM A AUDÁCIA DE DIZER QUE DEAN NÃO SE IMPORTA COM O CASTIEL? Bibros, tirem as vendas, obrigado.
Então, partiu começar a análise? Aviso que haverá spoilers, obviamente.
![]() |
"I know who you love" |
Essa temporada começa com eles todos tendo que lidar com grande stress e luto. Até aí, beleza, todos eles perderam muita gente e é muito pra processar. Mas há um diferencial no luto deles e no modo de agir.
E qual é esse diferencial? O que é perceptível logo no começo é que Sam foca na mãe deles, sempre crendo que a mãe vai voltar, que tem como salvar ela. A mãe sempre é o primeiro pensamento de Sam, enquanto com Dean, ele sempre pensa primeiro no Castiel. Veja o exemplo de quando a vessel de uma anjo diz que Jack pode fazer quase tudo, ele logo para um segundo, mas ela diz que não tem como trazer alguém de volta à vida e que Castiel ter morrido foi culpa dele (o que sabemos que não foi), o que distrai ele e dá tempo dela escapar:
Nesse mesmo episódio, quando eles estão a procura de Jack, Dean não consegue dizer que Castiel está morto: "Mom is dead, Cas is... Crowley is dead". Nesse mesmo episódio ele diz, rezando (Vale lembrar que a primeira vez que ele rezou mesmo e de coração foi para o Castiel): "You are gonna bring him back. You're gonna bring them all back." e antes que alguém pudesse negar: "You are gonna bring Cas, mom and even Crowley back!", o que não só comprova que Cas é mais importante pra Dean, por vir primeiro, como ele usa o mesmo modo de fala do Cas, ou seja = ele sabe que o 'I love you" do Cas foi pra ele.
E - não lembro se depois dessa cena ou antes - mostra ele amarrando os pés do Cas, preparando para o funeral de caçador, ele reza silenciosamente:
Nisso, existe uma diferença enorme para como Dean vê Cas, de como Sam vê Cas. Isso fica (ainda) mais claro no terceiro episódio, quando Dean fala não ser capaz esquecer isso.
![]() |
Abaixo terá o script da cena legendado. |
Sam: Eu não terminei mau quando era eu a 'aberração' - quando eu bebia sangue de demônio.
Dean: Qual é cara, isso era totalmente diferente.
Sam: Era? Porque você poderia ter me baleado. Pai falou pra você atirar em mim, mas você não o fez. Você me salvou, então me ajude a salvar ele.
Dean: Você mereceu ser salvo. Ele não!
Sam: Sim, ele merece, Dean! Claro que ele merece!
Dean: Olha, eu entendo que você queira usar a criança como um tipo de... abridor de lata interdimensional. Okay. Mas não aja como se você se importasse com ele, quando você só se importa com o que ele pode fazer por você. Então se você quer fingir, beleza. Mas eu mal consigo olhar pra criança porque quando o faço, só consigo ver todos que perdemos.
Sam: A mãe escolheu dar aquele soco no Lúcifer. Jack não é culpado.
Dean: E Cas?
Sam: O que tem Cas?
Dean: Ele manipulou Cas. Jack fez promessas pra ele-'Paraíso na Terra' e Cas caiu nessa. E sabe no que isso deu? Ele tá MORTO! Agora, você pode ser capaz de esquecer isso, mas EU NÃO!
Jack: *poderes on* Castiel...
Cas: *acorda*
Vamos começar pelo fato de que o Dean estimulou os poderes do Jack, estimulou emocionalmente, fazendo assim Jack acordar Castiel, MANOOOO! ISSO É MUITO INCRÍVEL! Por sinal, vou traduzir um texto que achei que fala sobre e como isso veio sendo trabalhado ao longo de algumas temporadas... Mas enfim.
Podemos ver agora claramente que Sam e Dean não estão na mesma página, assim como Castiel tem um significado diferente pra cada um deles. E óbvio, o luto do Dean é centrado no Castiel, não na mãe deles (e é esse o ponto do texto). Podemos ver a linguagem corporal do Dean, os olhos quebrados e a raiva caindo do copo cheio que ele é nesse momento, e Sam está entendendo tudo, silenciosamente, ele sabe que os sentimentos de Dean não são somente amizade. Algo maior acontece ali.
E então dizem: "Dean está tão out of character. (fora do personagem)" e somente: Não, ele não está. E por que? Olha:
![]() |
gif feito por destielette |
E de bônus:
![]() |
Esse gif é de quando ele perde a memória. Olha a dor nos olhos, isso é após ele esquecer do Cas. "And Cas is..." |
![]() |
Essa é da cena de quando Castiel morreu. Olha a dor nos olhos. |
Se o primeiro pensamento e preocupação do Sam é com a mãe, vemos que a conexão de Sam é familiar. A de Dean é a conexão romântica, com Cas. Não que Dean considere a mãe menos, mas o Cas é mais importante pra ele. E Mary sabe disso, ela sabe desde quando viu Dean abraçado com Cas, quem sabe um dia eu escrevo um texto ou traduzo algum pra vocês sobre isso.
E com tudo isso, agora temos abertura pra falar do episódio 4 da temporada. Castiel está no "Vazio" e tem esse monstro que começa a dizer que "sabe o que ele odeia, quem ele ama, e o que ele teme" (fiz referência lá em cima rs)... Na hora do 'who you love' (por sinal, tá mais do que óbvio que é o Dean) o monstro sussurra, e em 'what you fear' Cas olha pra ele como se estivesse destruído e assustado:
E o monstro diz em seguida: "Não há nada pra você lá" e Cas tenta se levantar dizendo que os Winchesters precisam dele. O Cas tem medo do que a maioria de nós tememos: não ter alguém que nos ama esperando por nós. E lembrar frisando o who you love com um sussurro seguido de 'what you fear' deixou claro que estamos falando de Dean. Novamente, amor romântico, não fraternal ou de amizade. E percebemos que sem o Cas, Dean não tem esperança (canon e oficializado no quarto episódio).
TAGS:
13ª temporada,
amor,
CCAnálise,
CCConversa,
Destiel,
João Paulo Albuquerque,
lgbt,
Supernatural
1 comentários
Li todos os seus textos sobre Destiel e posso afirmar que concordo com você em tudo.
ResponderExcluirVocê escreve perfeitamente bem e com um ponto de vista maravilhoso que consegue aprofundar ainda mais o leitor o envolvendo emocionalmente na questão destiel.
Após ler os seus textos posso afirmar com certeza que shippo ainda mais esse casal.
Obrigada por fazer minha madrugada de sábado feliz.