CCSociedade
cisgênero
Não-binarie... O que é isso? E onde entram as genitálias?
3.8.17Jota Albuquerque
*Gênero-fluído também faz parte do não-binárie*
Acima está dizendo que a Riley - do filme Divertida Mente - é de gênero-fluído, o que explica o fato das emoções dela serem de diferentes gêneros, e diz também que ela é de boa com qualquer pronome e tem um nome 'neutro'.
Ótimo jeito de começar esse post, com um headcanon da disney. E quando eu vi isso, eu fiquei: "mas gente, como faz sentido!!!". Porque pensa: lembra das emoções do pai e da mãe? Do pai todos eram homens, da mãe, mulheres, mas da Riley não era só de um gênero específico. (esses headcanons serão retirados do tumblr: LGBTQ+ Disney Headcanons)
Hoje temos um post que vai mesclar headcanons com os significados e talvez alguns relatos. <3
Gênero vai além de homem e mulher.
Antes de tudo, alguém dentro da binária do gênero é alguém que é 100% homem ou 100% mulher, seja você trans ou cis. Alguém não binárie é aquele que se identifica entre os gênero binários, fora deles ou fluindo. Ou seja: aquele indivíduo que não se identifica como 100% homem ou mulher.
Kida, como muitos atlânticos, é de gênero-fluído e usa qualquer pronome |
Vamos começar com gênero-fluído, afinal, foi como comecei o post. Você sabe o que é? Gênero-fluído é um gênero em que há a fluidez por entre outros gêneros, tipo: em determinado momento a pessoa está se identificando como garoto, no dia flui pra garota, depois flui para bigênero... É isso, gênero-fluído são pessoas que mudam de gênero de tempos em tempos (este site explica um pouco mais profundamente sobre o assunto), sejam essas mudanças:
- Graduais ou súbitas;
- Constantes ou inconstantes;
- Diárias, semanais, mensais, semestrais, anuais...
- Entre gêneros definidos ou indefinidos;
- Entre certos gêneros e/ou gêneros completamente diferentes a cada mudança.
"Sinto isso na minha alma, é o que sou". "Quando você encontra o rótulo certo, simplesmente sabe".
Tinkerbell é assexual, birromântica e demigirl. Peter pan é assexual, panrromântico e garoto agênero/agender boy. Wendy é assexual, greyrromântica e garota trans/trans girl. |
Jo Keener é birromântica, lésbica e demigirl. |
Prosseguindo, o que é demigirl/demiboy?
(trecho retirado d'O Transviado.)
1 - demiboy/demimenino: alguém que se identifica em partes como um garoto/um homem, e em partes com outra identidade de gênero. É possível que a pessoa se identifique como em partes como um garoto/um homem e em partes com alguma outra identidade de gênero sem necessariamente ter essa outra identidade como definida. É possível e válido tanto uma pessoa designada menina ao nascimento se identificar como demiboy/demimenino como uma pessoa designada menino ao nascimento se identificar desta forma, ou seja, é uma identidade de gênero que não deve ser atribuída apenas ao “sentir uma identificação em partes com o gênero ~oposto~ ao designado ao nascimento”.
2 - demigirl/demimenina: alguém que se identifica em partes como uma garota/uma mulher, e em partes com outra identidade de gênero. É possível que a pessoa se identifique como em partes como uma garota/uma menina e em partes com alguma outra identidade de gênero sem necessariamente ter essa outra identidade como definida. É possível e válido tanto uma pessoa designada menino ao nascimento se identificar como demigirl/demimenina como uma pessoa designada menina ao nascimento se identificar desta forma, ou seja, é uma identidade de gênero que não deve ser atribuída apenas ao “sentir uma identificação em partes com o gênero ~oposto~ ao designado ao nascimento”.
K.C. é bigênero. |
As pessoas Bigêneras têm duas identidades de gêneros, as mais faladas são: homem e mulher. Outras são neutro e mulher ao mesmo tempo; ou neutro e homem; ou outros dois gêneros. Não, a pessoa não é metade isso e metade aquilo, ela é uma identidade única de dois gêneros. Após uma amiga minha pesquisar e entender, ela se assumiu como bigênero e disse que se identifica como homem e mulher, e não se importa com os usos dos pronomes neutros para quando alguém se dirige à ela. (em parte retirado de Transfinge).
Mulan é agênero, assexual e birromântico. |
Agênero é aquele gênero não-binário que vivencia ausência de gênero.
Os gêneros são tão diversos quanto as pessoas, esses que citei e foram explicados são um começo, pois os gêneros são vários e as pessoas também, cada um se sente de um modo. Rótulos são importantes, ao contrário do que algumas pessoas acham.
Então e as genitais, onde entram?
As genitálias são como qualquer parte do corpo. Ela não define seu gênero. Ela faz parte de você e você pode optar por cirurgia, ou não, it's up to you. Há as pessoas com vaginas/pênis e as pessoas intersexo, que são aquelas nascidas com uma das mais de 30 variações de sexo (seja internas ou externas) - como dito no post da Dana. Uma das séries que é conhecida por ter uma personagem intersex é Faking It, com sua personagem, Lauren.
Links e histórias originais que tratem sobre outros gêneros além da binária:
Para entender mais, eu achei mais dois links que eu particularmente gostei bastante (e em português):
Glossário: Termos Sobre Gêneros, Sexualidades, Romanticidades, Corporalidades, Feminismo, Não-Monogamia, Preconceitos... (meu favorito) e Como Te Chamo: PRA ENTENDER (o melhor é o glossário).
Histórias:
Link de Youtubers:
Hugo Nask (1, 2 e 3), Escritor N-B, Chá dos 5, Sobre Ser Minidocs, Canal das Bee e Chiclete Violeta e Gênero nas escolas - Para Tudo.
Orgulhos (relatos):
TAGS:
CCSociedade,
cisgênero,
Disney,
Faking It,
gênero,
gênero neutro,
genitálias,
headcanons,
identidade de gênero,
intersex,
João Paulo Albuquerque,
lgbt,
LGBTQ,
lgbtqiap,
não-binário,
transgênero
0 comentários