Me interessei pela história por ser um livro YA com personagem transgênero. E justamente por isso fiquei com um pouco de medo do que poderia rechear as páginas de Fera, da autora Brie Spangler.
O livro conta a história de Dylan, um adolescente que sofre um certo bullying por ser muito alto e muito peludo. Por causa dessas características, seus colegas o chamam de Fera. Isso gera vários problemas de autoestima no garoto - obviamente - e ele acaba indo parar numa terapia em grupo. Lá, ele conhece Jamie, uma menina que parece maravilhosa demais, linda, etc etc. Só que ela é transgênero, então dá para imaginar o tipo de dilema pessoal que Dylan enfrenta.
O começo do livro lembra demais o começo de A Culpa É Das Estrelas, e eu fiquei um pouco desanimada com as similaridades, mas logo a trama começou a se desenvolver e eu fui fisgada por ela.
Logo de cara simpatizei com Dylan, e comecei a pensar "meu filho, preciso protegê-lo", só que ele não demora a agir feito um babaca machista e achar que é justo maltratar a Jamie porque está "confuso", e eu só pensava em querer matá-lo.
Também não deu muito para defender o JP, claramente o pior personagem do livro, mas a mãe do Dylan e a Jamie foram raios de sol no meio disso tudo.
Eu achei interessante e importante o livro frisar que trans* são pessoas, e não vítimas da sociedade. Uma pessoa trans* não precisa de proteção o tempo todo. O livro todo é importante, na verdade, e eu queria muito ter lido algo parecido na minha adolescência. A história de amor entre Dylan e Jamie é uma série de socos no estômago que mostram o tipo de besteiras que uma pessoa cis escuta ao se relacionar com uma pessoa trans*, e o tipo de preconceitos que pessoas trans* enfrentam diariamente.
O relacionamento dos dois é bem ruim, na minha opinião e, se eu fosse a Jamie, talvez jamais desse uma segunda chance, mas o restante do livro é tão incrível e bem escrito e te prende de uma forma...
Pela relevância do tema e pelo cuidado ao tratar do tema, deveria ser leitura obrigatória.
O JP impediu a 5ª conversinha |
Ficha Técnica:
TAGS:
Ariel Carvalho,
Brie Spangler,
CCLivros,
CCResenhas,
editora seguinte,
Fera,
trans
1 comentários
muito bom, poderia depois olhar o seu conteudo neste link? espero não incomoda-los com a cópia no meu site. https://goo.gl/YPIW53
ResponderExcluir