Que a Mulher Maravilha é mesmo maravilhosa todo mundo sabe. Ela ganhou um tratamento maravilhoso demais nesse filme incrível da DC, mas será que todas as mulheres recebem o mesmo tratamento nas produções audiovisuais deles?
(Este post pode conter spoilers)
A resposta é, obviamente, não.
Entendamos como audiovisual, aqui, as produções para tv e cinema da DC (excluindo os desenhos, por favor). Se contarmos com Mulher Maravilha, nos últimos 10 anos, a DC fez exatamente um filme com protagonista mulher.
Sem falar que Esquadrão Suicida, o filme que teve a personagem feminina em maior destaque, teve uma representação feminina muito esquisita, e apresentou a Arlequina de forma que o público romantizou a relação abusiva dela com o Coringa. E mesmo as outras personagens do filme ganharam pouco destaque.
Na tv, a DC é um pouco melhor e um pouco pior.
Um pouco melhor porque tem MUITA representação. De Constantine a Preacher, são muitas as personagens femininas, e ainda tem a série da Supergirl!
Um pouco pior porque você vê casos como o da Canário Negro, que claramente merecia melhor. Além de matar a Canário original (te amo, Laurel), eles a substituíram como se não fosse nada, ignorando a importância da heroína e da personagem no geral. Você pode ler mais sobre isso aqui.
[Tudo bem que Arrow já vacilou demais, inclusive trocando atrizes de uma temporada para outra como se fosse algo normal].
Além disso, uma tendência das séries da DC é tratar as mulheres como dependentes dos homens, e focar mais em como elas se relacionam com os homens de suas vidas (exemplo: a Lyla ou a Cigana) do que, de fato, em suas personalidades e características.
O mundo de adaptações de quadrinhos ainda é muito notoriamente masculino, e a maneira de representação ainda precisa ser trabalhada. Não basta apenas colocar mulheres nas produções audiovisuais, é preciso fazer isso de forma correta e completa. Não queremos só um rostinho numa série, queremos o desenvolvimento de personagens.
Por outro lado, se souberam como fazer isso de forma tão linda em Mulher Maravilha, nada impede que continuem fazendo, certo? Assim espero.
0 comentários