Quem já teve ou tem algum transtorno mental sabe bem que essas doenças não são lineares, ou seja, você não tá o tempo inteiro deprimido ou ansioso, por exemplo. Tem fases boas onde dá pra lidar numa boa e você sente que está fazendo progresso e tem fases péssimas, onde parece que você está sendo sugado por essa merda e nada nunca vai melhorar.
E isso acontece mesmo se você estiver em acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico, porque não existe isso de melhora repentina. São pequenos passos que você vai dando, seu terapeuta vai ajustando o tratamento de acordo com as suas vivências e bem, é demorado. E enquanto isso, o que é que se faz??? Sim, é hora de elaborar um Plano Para Lidar com Crises. Cada um precisa encontrar aquilo que te ajuda a passar por esses momentos, mas resolvi compartilhar aqui a minha lista de coisas que fazem eu me sentir bem e que recomendo a tentativa.
1 - O Ritual de Beleza
Eu particularmente amo tomar banho. Não existe coisa melhor nesse mundo pra relaxar do que aquela água quentinha no frio e geladona no calor jorrando na minha cabeça e lavando a minha alma, então geralmente eu recorro ao banho em qualquer momento. Mas nas crises em especial, tenho o meu momento de beleza. Eu aproveito o banho pra lavar o cabelo, me depilar (o movimento pró-pelos que me desculpe) e depois passar um creme hidrante pelas minhas pernas maravilhosamente lisinhas. É tão bom e relaxante que geralmente fico me sentindo bem por um bom tempo depois disso.
2 - Ouvir música em volume alto
"Seu dever de casa é ouvir um pouco de música de verdade. Inspirem-se" |
Outra coisa que sempre me faz muito bem é ouvir música, mas ouvir alto é melhor ainda. Não tenho alto-falantes aqui em casa, então eu conecto o notebook na tv pelo cabo hdmi, abro o spotify e dá-lhe playlists, que variam de acordo com o estado de espírito que eu quero. Minhas músicas favoritas (do momento ou eternas) são pra ouvir com cuidado e cantar com a alma, já as músicas pop são pra quando quero me animar e dançar pela casa. Todas elas conseguem me distrair o suficiente dos meus pensamentos ou sensações ruins e me relaaaaxaaamm.
3 - Cozinhar
EU TENTANDO FRITAR ALGO |
Porém eu sou dessas que acredita que o nosso estado de humor influencia no resultado da comida, então sugiro fazer isso depois de já ter feito algumas coisas pra relaxar antes HGUIFHGIFDHGID
4 - Jogar
Posso dizer tranquilamente que The Sims tem mantido minha sanidade mental nos últimos dois anos HUHFGUIHFDIGD. Ele é daquele tipo de jogo que me obriga a ficar concentrada no que eu tô fazendo e a planejar os próximos passos, então eu não penso em mais nada a não ser o que tá ali. Além disso, me divirto horrores tentando criar barracos ou arrumar mozões pros meus sims, então é só combo de glórias.
5 - Sair com os migos
Sejam eles humanos....ou aliens...BRINKS |
6 - Criar uma bolha protetora e se enfiar nela (metaforicamente, claro)
"É tão difícil se importar quando você está relaxado assim" |
Às vezes tudo o que a gente precisa é se desligar um pouco dessa saraivada de estímulos e pressões que é a sociedade e passar um tempo cuidando de você. Depois disso, fiquei bem o suficiente pra voltar à ativa de novo, mas com cautela.
7 - Respire
Parece idiota, mas é verdade: respirar ajuda. Mas não esse respirar automático pra sobreviver e sim uma respiração específica chamada respiração diafragmática. Basicamente você inala o ar por 3 segundos, segura ele um pouco por outros 3 segundos e depois solta por 6 segundos (esses números são o padrão, mas não é pra se prender a isso, é só pra mostrar que tem que ser devagar), sempre prestando atenção ao modo como o ar te preenche e na sensação dele sendo liberado.
"Se você tem ansiedade, respire profundamente em sincronia com esta imagem" |
Como eu disse no início, apesar da técnica de respiração funcionar pra todo mundo, essa lista é composta por coisas que fazem bem pra mim. Independentemente de a sua saúde mental estar em dia ou não, é super válido parar pra pensar no que te relaxa e colocar em prática quando sentir a necessidade.
Afinal de contas, todo mundo precisa parar e cuidar um pouco de si mesmo de vez em quando.
2 comentários
Obrigada, você está me ajudando muito, e provavelmente a um monte de outras pessoas também. De novo, obrigada! :)
ResponderExcluirEu fico MUITO feliz em saber disso, de verdade <3
Excluir