Desde que eu soube que as Olimpíadas iam rolar no Rio, eu tinha a sensação de que merdas estavam por vir. E sim, acabou que isso se confirmou. Mil obras chamadas de "legado das olimpíadas" que foram terminadas na correria, ficaram mal feitas ou mesmo não se completaram a tempo; certamente rolou muito, MAS MUITO desvio de dinheiro público; mil transtornos no deslocamento pela cidade e uma comunidade inteira removida pra construção do Parque Olímpico. Os problemas são inúmeros e isso porque eu não toquei no assunto segurança pública, que aqui é precária.
Até a semana passada eu só estava vendo os problemas, as delegações já chegaram na vila encontrando coisas inacabadas e até PRINCÍPIO DE INCÊNDIO rolou no prédio da delegação da Austrália, enquanto o ignóbil do prefeito fazia piadinha com cangurus. Sério gente, eu fiquei com vergonha, tipo DE VERDADE. Céus. Mas então o clima olímpico começou a se instalar e eu relembrei do quanto o Rio fica incrível durante grandes eventos.
A coisa tava tão feia que eles quase foram batizados de EBA E OBA. OLHA QUE HORROR |
Isso porque né, a cidade inteira para. Interdições, feriados decretados e os principais meios de comunicação socam notícias e mais notícias sobre o evento pra cima de você, o metrô coloca avisos especiais em inglês e elabora novos esquemas de funcionamento, até os letreiros dos ônibus mudam. E tem o clima nas ruas. É completamente diferente. Não sei explicar isso, só sei que é muito gostoso. Parece que tá todo mundo ali na mesma sintonia sabe, na mesma vibe.
E aí vem a melhor parte::: segurança. O centro do Rio é realmente o CENTRO de tudo: do comércio, de emprego, de transporte público e ainda assim é totalmente jogado nesse quesito. Vez ou outra alguma pessoa indignada divulga vídeos de assaltos e roubos, a mídia veicula loucamente e o governo reforça a segurança por algumas semanas, e aí começa tudo de novo. Naturalmente, durante os grandes eventos isso muda de figura. É A MELHOR ÉPOCA PRA ANDAR POR AÍ!!! Em dias normais eu fico com vontade de gritar pros turistas guardarem as câmeras e os celulares, em dias de evento eu mesma saco o meu próprio celular e fico tranquilona. Se for parar pra pensar você percebe o quanto isso é problemático né, só se sentir segura na própria cidade quando há um grande fluxo de turistas, mas enquanto tá essa bagunça eu aproveito HDUASHDUIHFIHDSIFS.
É tão <3 |
Tirei essa foto durante a JMJ...NUNCA QUE EM UM DIA NORMAL FARIA ISSO |
Com a cerimônia de abertura de ontem, eu deixei as minhas reservas de lado definitivamente. O show foi incrível, com mensagens maravilhosas que por mais que não correspondam à realidade atual, ainda são extremamente importantes. Teve Anita com Gilberto Gil e Caetano Veloso, teve a história do Brasil contada de forma verdadeira e sutil, teve passinho, teve milhões de quebras de protocolos e novidades, teve Vanderlei finalizando o revezamento e acendendo...AQUELA PIRA LINDA MARAVILHOSA TODA HIPSTER URBAN CONCEITUAL FAZENDO REFERÊNCIA A APOLO!!! Fazia tempo que eu não sentia tanto orgulho assim do meu país.
Acho que essa é a mensagem desse post. As Olimpíadas vieram num contexto ruim, com várias merdas rolando, mas elas estão aí e eu vou aproveitar cada momento. Vou torcer muito pros nossos atletas, vou rodar muito pela cidade e vou torcer muito pra que tudo dê certo e que o saldo seja positivo no fim das contas.
Esta sou eu acompanhando loucamente tudo o que eu consigo absorver em 16 canais HFUSIDHGIFDHGID |
TAGS:
CCEventos,
CCSociedade,
Isabelle Fernandes,
olimpíadas,
Olimpíadas 2016,
reflexão,
Rio de Janeiro
0 comentários