A Ameaça Fantasma
A Vingança dos Sith
Anakin Skywalker: análise, reflexões e alguns surtos
4.5.16Isabelle FernandesHoje é Dia de Star Wars, dia 25 é o Dia do Orgulho Nerd e em comemoração a esse mês super especial, o CC começa a partir de hoje uma série de posts sobre esse mundo que se antes era visto como "pra gente esquisita", hoje virou pop HUGIDHGIHDFIGHD.
Então, finalmente tenho a oportunidade de escrever o post que eu sempre quis escrever mas sempre me deu preguiça, que é a análise/reflexão sobre o Anakin. Quem conhece Star Wars (se você não conhece, aproveita a data pra mudar isso, pelo amor de deus E FOGE DAQUI SPOILERRSS) geralmente sente um misto de amor e ódio por esse personagem controverso, e comigo não é diferente. O cara foi de um garotinho escravo no deserto a uma das mais temidas figuras da galáxia e quando vi aquele final em O Retorno de Jedi nas primeiras vezes, eu pensei: o que tem por trás de toda aquela coisa robótica?
Pois bem, a trilogia nova (ou seminova, já que agora temos o episódio VII) tem a resposta e vou fazer uma análise detalhada dos passos do mocinho.
Tudo começa em A Ameaça Fantasma, onde vemos Anakin sendo fofolete e escravizado por uns ets feiosos, vivendo com a mãe em um planeta tão, tão TÃO DISTANTE. Você aí, imagine isso. Anakin representa cada criança que vive na pobreza, vê na tv pessoas sendo lindas e bem sucedidas e aí olha pra própria realidade e não vê muita perspectiva. No caso dele, nem dá pra dizer que ele é marginalizado pela sociedade porque ela mal sabe que Tatooine existe, incluindo os Jedi. Anakin apenas ouve as histórias deles e sonha em ser um piloto e tirar a mãe dessa desgraceira toda.
Então repentinamente um jedi e uma moça bonita aparecem no lugar onde ele trabalha, precisando de ajuda. Deve ter sido pra ele algo como isso:
Então repentinamente um jedi e uma moça bonita aparecem no lugar onde ele trabalha, precisando de ajuda. Deve ter sido pra ele algo como isso:
Daí o jedi vira e fala "MULEQUE, TU TEM A FORÇA. VÔ TI LEVÁ PRA CAPITAL E TE TREINAR"
Mas aí né, foi aquela merda: ele teve que deixar a mãe dele lá. Teve que deixar ela vivendo como escrava até o fim dos dias dela, enquanto Anakin ia pra um outro planeta ter uma vida mil vezes melhor do que a que eles tiveram todos esses anos. Se já seria pesado pra uma pessoa adulta, imagina pra uma criança de uns 10 anos? Dá muita pena do Ani porque a mãe deixou o peso dessa escolha nos ombros dele, e qualquer uma traria sofrimento. Ir com o Qui-Gon faria ele se sentir culpado por deixar a mãe, mas ficar em Tatooine faria ele passar o resto da vida pensando "e se?".
Então ele chega em Coruscant e passa a ser visto ao mesmo tempo como O Escolhido e Possível Ameaça. Eu amo os Jedi, mas eles conseguem ser muito enervantes na maioria das vezes HFUDHGIDFHGIUHDFIGHD. Anakin certamente passou todo o tempo entre Ameaça Fantasma e Ataque dos Clones recebendo um tratamento desconfiado da maioria dos Jedi, tendo só o Obi-Wan como incentivador. Complicado, hein. E é aí que eu passei a achar que essa coisa de treinar um garoto depois da idade certa foi a pior ideia que tiveram.
Vamos pensar: os Jedi tem toda essa filosofia de não ter paixões, de manter as emoções neutras e/ou sobre controle, e não criar laços. As crianças que tem a Força são levadas pro Templo Jedi com no máximo até 5 anos, provavelmente porque é mais fácil moldar crianças dessa idade. Aí me chega Anakin Skywalker, com 10 anos e muitas vivências de um contexto difícil, tendo que aprender toda essa coisa que pra quem é de fora deve parecer good vibes demais, sendo obrigado a deixar os pensamentos sobre a mãe pra lá e com essas expectativas dicotômicas sobre ele. NADA DE BOM ADVIRIA DISSO. Depois vemos que só piora né, ele descobre que a mãe foi sequestrada e chega tarde demais pra salvá-la e mais pra frente ele começa a ter sonhos em que a mulher da sua vida morre no parto.
Ps: Com a morte do Qui-Gon, ele foi treinado pelo Obi-Wan que TINHA ACABADO DE "SE FORMAR" COMO JEDI. EU AMO O OBI, MAS ELE NÃO TINHA CACIFE/EXPERIÊNCIA PRA UMA MISSÃO DESSAS, MINHA GENTE!!!
Até Luke concorda com isso |
Aí né, como se já não bastasse todo esse contexto, ainda tem aquele desgraçado do Palpatine sussurrando merdas por aí. O homem já é sorrateiro e jogador por natureza, brincando com todo mundo como se fossem peças de xadrez, daí Palpatine conhece um garoto que é um Jedi poderoso, porém impulsivo, puramente emocional e perturbado. UM PRATO CHEIO.
Sério, sempre que assisto A Vingança dos Sith eu fico puta da vida o filme inteiro ARGHHH. Quando os Jedi começam a perceber que aquele estrupício não presta, Anakin tá tão seduzido, tão influenciado, que não enxerga mais nada e ainda acha que estão contra ele. E é aí que entra toda aquela análise lá em cima: por mais desconfiados que estivessem, a Ordem Jedi reconhecia que ele era poderoso e Anakin passou a se ver como super importante. Então vem Palpatine colocar caraminhola na cabeça dele, dizendo que ele deveria ser tratado de forma diferente por isso e alimentando o ego do garoto.
DEU NO QUE DEU |
Ai cara, eu sofro TANTO com a virada do Anakin. É horrível ver a transformação dele pro Lado Negro da Força porque ao contrário de muita gente por aí, não acho ela legal. A mitologia de Star Wars é muito dicotômica e maniqueísta, mas acredito que isso faz sentido. Acho difícil existir um meio termo ou alguma questão relativa entre duas filosofias que usam a Força de uma forma TÃO diferente, e esse sentimento só cresceu depois de ler O Livro dos Sith. XÔ LADO NEGRO, PREFIRO SER A CERTINHA GOOD VIBES DO LADO DA LUZ.
Enfim. Aí começa o processo de mutação de Anakin Skywalker pra Darth Vader.
"Você subestimou meu poder" Seu idiota |
OLHA O QUE TU ARRUMOU |
"Você foi meu irmão, Anakin. Eu amei você" É AÍ QUE EU CHORO |
"Foi dito que você destruiria os Sith, não que se juntaria a eles" FEITO UM BEBÊ |
Aí, décadas depois...
"A Força está com você, jovem Skywalker, mas ainda não é um Jedi" EU SIMPLESMENTE AMO ESSA CENA, ESSA ILUMINAÇÃO, ESSA JOGADA DA CÂMERA OU SEI LÁ O QUE |
QUE MOMENTO LINDO |
"Se você apenas soubesse o poder do Lado Negro" LARGA DE SER TROUXA CARA |
VAI LUKE |
EU |
AMO |
ESSA SEQUÊNCIA |
"Você vem comigo. Eu não vou te deixar aqui. Eu preciso salvar você" |
"Você já salvou, Luke" MORTA |
É AÍ QUE EU DESFALEÇO |
Desculpem a saraivada de gifs, mas não podia perder a oportunidade de usá-las HGUDFHGIUFDHGIDFHG
TAGS:
A Ameaça Fantasma,
A Vingança dos Sith,
Anakin Skywalker,
CCAnálise,
CCFilmes,
darth vader,
Isabelle Fernandes,
O Ataque dos Clones,
O Retorno de Jedi,
reflexão,
Star Wars
0 comentários