Se você não estuda cinema, nem é um cinéfilo, deve estar se perguntando por que perder horas de sono assistindo uma premiação longa e chata da indústria norte-americana de cinema. O Oscar não é o melhor parâmetro para saber se um filme é bom de verdade ou se uma atriz, diretor ou qualquer outros envolvido em um filme é bom mesmo. O Oscar não trata verdadeiramente de arte, mas, sim, de marketing. Nos últimos anos, o Oscar tem se tornado cada vez menos relevante. Premiações como a Palma de Ouro em Cannes, na França, e o Urso de Ouro, em Berlim, na Alemanha, são mais considerados que a premiação promovida pela Academy of Motion Picture Arts e Sciences.
Muitos filmes e artistas são indicados ao Oscar devido ao lobby dos grandes estúdios e empresários, que visam promover determinada celebridade ou produção (estou olhando para você, Harvey Weinstein). Às vezes, o lobby é tão bem feito que é capaz de o filme com a melhor campanha de marketing levar o prêmio para a casa em detrimento daquele que é melhor de verdade, mas não soube fazer uma boa campanha.
Mesmo com toda essa decadência, te trago três bons motivos para assistir ao Oscar esse ano.
1 - Porque o Oscar é fashionista

Se você deseja saber o que será tendência, é bom ficar ligado no que será desfilado no red carpet da premiação. Dica de amiga: se vir alguma famosa de roxo, pode esperar que essa será a cor que dominará as araras na próxima estação.
2 - Porque o Oscar gosta de sangue novo
Atire a primeira pedra quem conhecia Jennifer Lawrence antes de ser indicada por Inverno na Alma e Lupita Nyong'o por 12 Anos de Escravidão. Adoro reclamar que o Oscar é constituído na sua grande maioria por velhos brancos, mas não posso negar que se não fossem por esses caras, atrizes, atores e uma gama de outros profissionais estariam ainda tendo que batalhar para conseguir um lugarzinho ao sol.
O Oscar consegue colocar nos holofotes novos e velhos profissionais que merecem serem destacados. Dessa forma passamos a conhecer e amar novos astros e estrelas.
3 - Porque precisamos de assunto para a segunda de manhã

- elilyan andrade
TAGS:
Academy Awards,
CCFilmes,
CCSexta,
cinema,
Elilyan Andrade,
jennifer lawrence,
lupita nyong'o,
Oscar 2015,
por que assistir ao Oscar
1 comentários
Ler esse post me fez pensar em como as segundas pós-premiações eram sempre as melhores no colégio. Sempre os primeiros horários eram quase que destinados a falar de looks, filmes, injustiças ("Não acredito que o DiCaprio perdeu de novo!") e comparações sobre os filmes (ou musicas, no caso do Grammy) que foram indicados e os ganhadores. Esse ano não estou mais no colégio, mas acredito que na universidade ainda vá rolar um pouco disso, rs. Pelo menos eu espero por isso.
ResponderExcluirConcordo que o Oscar vem perdendo um pouco da credibilidade, e, por um lado, fico feliz por isso, afinal, tratasse de publicidade e não da qualidade dos filmes. Mesmo assim, claro, vou continuar assistindo pelas mesmas razões enumeradas acima.
Beijos
missbennet.com.br