"Toda essa baboseira de amor acaba assim que a rotina aparece. (...) Na vida real, você sempre acaba sozinha com um buraco no lugar onde costumava ficar seu coração".
Não tenho certeza de como conheci esse livro, mas acho que o vi numa livraria e a capa me chamou atenção, pois é uma menina com vestido de noiva e um all star vermelho. Li a sinopse e me identifiquei bastante com a protagonista, Sofia. Uma jovem moderna, independente, que vive no século XXI, não vive sem celular e não acredita muito no amor.
A cara de Sofia pra esse papo de amor |
Esta criatura, desastrada, deixa por acidente o celular cair na privada e precisa comprar um novo, mas adquire com uma vendedora estranha um aparelho ainda mais estranho que a transporta no primeiro uso para o século XIX. A partir daí começa umas das histórias de amor mais fofas que li na vida. (Não que eu seja parâmetro, pois não sou grande leitora de romances, o último que li foi anos atrás, mas acabei nem curtindo a história. Talvez isso tenha me deixado com um pé atrás com o gênero).
Quando Sofia cai de paraquedas no século XIX sua primeira visão do lugar é Ian (<3), um rapaz que a vê caída e tenta ajudá-la, levando-a para sua casa (sem nenhuma segunda intenção, o cara só queria ajudar mesmo. Claro que Sofia fica desconfiada com isso, vindo do século XXI). Quando a moça entende que está no passado, quer voltar de todas as maneiras, mas é surpreendida com mensagens do celular que a levou ali, dizendo que ela tem uma jornada a cumprir e que só poderá voltar após sua realização.
Enquanto os dias passam, ela vai tentando descobrir o que tem que fazer para voltar, mas o que ela não esperava era se apaixonar perdidamente por seu anfitrião. Ian é um típico cara do século passado, fofo, doce, educado, cortês, gentil, além de gato e protetor da irmã mais nova que vive aos seus cuidados depois da morte dos pais. E o melhor de tudo: ele a corresponde.
Sofia encontra, então, um problema: como ela pode gostar e se relacionar com alguém que vive dois séculos antes dela? Ela passa então a ser consumida pela dúvida e negação de seus sentimentos em relação ao gostosíssimo Ian, ela quer amá-lo (ele é incrível!), na realidade já está amando, mas não deveria, pois sabe que voltará pra casa.
O livro é narrado em primeira pessoa, o tipo de narração que mais gosto, pois isso aproxima o leitor do personagem, e acompanhamos os pensamentos e confusões de nossa amiga: seu estranhamento com a simplicidade das coisas, e também com a falta de itens a que já estamos tão acostumados, como o banheiro; a saudade que ela tem da melhor amiga, Nina; a relação fofa com Elisa, a irmã do príncipe encantado; e a preocupação com as periguetes moças que ficam cercando seu boy magia. Tudo isso é contado por Sofia de forma bastante engraçada, pois a interação com o povo do século XIX não acontece de forma tão simples, afinal, dois séculos são bastante tempo.
Perdida é um livro delicioso, que reúne romance, comédia e muita fofura. Li o livro num ritmo alucinado, pois a linguagem é simples, e você fica na maior curiosidade. Fiquei torcendo pelos dois mais que pra Brasil em final de Copa. Antes mesmo de ler o livro eu já sabia da existência de "encontrada", sequência de "perdida". que já devorei e garanto: é tão bom quanto o primeiro. A autora planeja para 2016 o lançamento do terceiro livro da trilogia, que ainda não tem nome nem enredo revelado. Outra noticia maravilhosa é que "perdida" vai virar filme! Isso mesmo, a autora já confirmou e a produção já está trabalhando no roteiro. A previsão, segundo as internets da vida, é pra 2016. Só nos resta esperar. *o*
-Adriana Araujo
***
Livro: perdida
Autora: Carina Rissi
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus Editora
Páginas: 364
TAGS:
Adriana Araujo,
Carina Rissi,
CCLivros,
CCResenhas,
perdida,
romance,
Verus Editora
9 comentários
Gostei muito da história, li sua resenha com a certeza que queria ler o livro ,até chegar no final e perceber que é uma trilogia. Acho que vou esperar até todos serem lançados.
ResponderExcluirTaiany, os dois que eu li, "perdida" e "encontrada", finalizam bem a história. Eu fiquei satisfeita com o que aconteceu, não ficou nenhum buraco. Se vc quiser ler agora, os dois primeiros vão te suprir bem. Agora uma dica: quando começar a gostar do primeiro, já providencie o segundo. ;)
Excluirhahahhaha Obrigada pela dica, são importantes dependendo do livro.
ExcluirAdriana, eu não resisti e vinha ler sua resenha antes de acabar de ler esse livro.
ResponderExcluirMuito amor mesmo <3 o gif ilustra bem minhas reações com Ian e a Sofia.
Enfim, a escrita da Carina Rissi é demais, sobre o terceiro livro, sei que será publicado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2015, e será narrado por Ian. E ainda vai ter livro da Elisa com o Lucas, da Valentina e por fim volta Sofia (em um 6° livro) e parece que esse último tem nome provisório de Cartas para Nina. Ufa!
Meu Deus, Helena! Não sabia que seria tão gigante a série. o/ eu achei que pararia no terceiro.
Excluireu assustei também quando vi! E agora lendo o segundo eu quero logo o terceiro e depois todos os outros. HAHAH
ExcluirLendo o comentário da Helena e, meu deus, não saia que seria uma série gigante. Esse livro é, tipo, O MEU TOP DESEJADO NÚMERO 1 desde o começo do ano. Eu conheço ele há um tempão, quando nem era da Verus. Quero muito, muito ler, porém não compro livros. Minha vida é esperar ele no sistema de trocas do Skoob. Todo mundo diz que é muito engraçado, quero muito conhecer.
ResponderExcluirFelipe, inveja da sua determinação de não comprar livros. Essa é uma das minhas metas pra 2015. Esse ano comprei mais livros do que consegui ler. Estou entrando em 2015 com livros comprados do meio do ano intocados. (minha desculpa é que tds q comprei foram na promoção). Sobre perdida: ele é mesmo awesome. boa sorte com o skoob. (vc pode tentar bibliotecas públicas tbm, eu as utilizava muito e era ótimo).
ExcluirDetesto grandes séries, eu sempre evito ler esses livros, nada contra, mas prefiro trilogias principalmente depois de ter lito toda a série Fallen e Beijada por um anjo as quais o final me decepcionou bastante, mas a Carina Rissi tem uma escrita maravilhosa,, tive a oportunidade de ler procura-se um marido por acaso este ano, o livro é muito divertido e gostoso de ler, acho que vou dar mais uma chance as séries.
ResponderExcluir