Olá, viajantes!! Estamos aqui para mais um post temático da Volta ao Mundo em 12 Livros. Após todas as reflexões filosóficas que tivemos no mês da Noruega, agora é a vez da Escócia mostrar o que tem de bom. Criaturas mitológicas, paisagens cinematográficas, o famoso Lago Ness, uma rica cultura e muitas curiosidades fazem parte desse país que muita gente esquece que é um país, risos. Preparados?
Chegou a hora de relaxar e aproveitar para conhecer um pouco mais sobre a Escócia (:
>>> Conhecendo o país
A Escócia é um dos quatro países que compõe o Reino Unido e muitas vezes é visto como uma pontinha da Inglaterra!!! Sinta o drama, eu pesquisei "mapa da escócia" no google e só apareceu mapa do Reino Unido. Mas a Escócia é um país bem independente, tem lei e ensino público próprios, sempre procurando passar para as novas gerações toda a sua história e a sua cultura. Inclusive, em setembro de 2014 haverá um referendo para apurar a opinião da população sobre uma possível separação do reino da rainha divônica Elizabeth!!
A primeira imagem ao lado mostra as placas de vote yes na rua, que fazem parte do lado do Sim (Yes), a favor da separação. Eu encontrei até um site bem legal que fala dos dois lados da campanha e estuda a opinião dos escoceses sobre a decisão, What Scotland Thinks.
Se você é curioso como eu, a imagem foi retirada de um instagram e pelas imagens eu diria que o cara mora em Glasgow, que é a maior cidade da Escócia (apesar da capital ser Edimburgo - Edinburgh). Ele ainda tira fotos legais! Então você conhece a Escócia e aproveita, olha só essa foto.
>>> Cultura!
Agora vamos falar um pouco de cultura. A coisa mais legal que eu descobri é que eles adoram criaturas mitológicas. Sério. Isso faz parte da cultura deles. Você sabe qual é o animal nacional? UNICÓRNIOS. Tipo, aqui no Brasil a gente faz um filme chamado Rio com araras-azuis. Lá o protagonista do filme seria um unicórnio! (pra ser sincera, eu nem sabia que existia esse negócio de animal nacional, descobri que na Constituição brasileira diz que o Sabiá é a nossa ave) Outra criatura que eles gostam é o Kraken, mas nenhuma representa tão bem o país quanto...
Preciso visitar esse lugar |
Sabe de uma coisa? O monstro do Lago Ness é que é a criatura mitológica deles.
Pra completar, talvez você já até conheça a Escócia de vista. Não só porque lá tem uma arquitetura parecida com a da Inglaterra (hahaha), mas porque lá tem paisagens INCRÍVEIS que já serviram de cenário para muitos filmes. Começando por Valente (que é totalmente inspirado na Escócia, assim como Frozen é na Noruega) e passando por diversos filmes e séries de tv, dentre eles vários da franquia Bond, Harry Potter, Game of Thrones e Prometheus, o filme que ninguém gostou, só eu.
Ou talvez... você conheça de vista porque você foi até lá. É uma possibilidade.
E eu não poderia falar da escócia sem falar dos homens de saia e gaita de fole, então fica aqui a música que te faz reconhecer a Escócia de longe.
(isso é quase forró)
>>> Literatura escocesa
Vou mandar o papo reto: a Escócia não é lá muito remarcada pela literatura, porque é fácil demais pular a fronteira e fazer sucesso na Inglaterra, então fica difícil lembrar das origens do autor, tipo o caso de J.M. Barrie. Quem diria que o Peter Pan é escocês, hein? Curiosamente, o J.M. Barrie foi nosso autor de maio no Charlie's Booklist, nosso projeto literário de 2013. Acho que maio virou oficialmente o mês da escócia no CC? Espero lembrar disso ano que vem: aguardem os escoceses!
Mas eu realmente tentei encontrar, o melhor que eu consegui foi essa lista dos 50 melhores livros da escócia dos últimos 50 anos. O melhor contemporâneo que eu achei foi o Irvine Welsh, que numa primeira pesquisa diz que ele é do Reino Unido. A Escócia realmente sofre com invisibilidade. Eu não consegui encontrar nem uma livraria de lá pra ver o que estão lendo porque, bem, as grandes redes de livraria funcionam no Reino Unido inteiro (UK) e as pequenas são pequenas demais. Mas se alguém for viajar pra lá, indico essa lista de top 10 livrarias para visitar.
Acho que por hoje é só. Finalizo esse post com uma singela homenagem: Escócia, o único lugar do mundo onde homem usar saia é legal.
Se American Pie fosse da Escócia... |
-dana e isabelle
TAGS:
#VALM12L,
Arthur Conan Doyle,
autores internacionais,
CCLivros,
desafio literário,
escócia,
Isabelle Fernandes,
literatura escocesa,
volta ao mundo em 12 livros
5 comentários
Escócia! Poxa, queria muito ter visitado esse país, morro de vontade. Morei um ano na Irlanda, pertinho, e acabei não conhecendo a Escócia. E pensando agora, também nunca li autor escocês. Curti bastante conhecer as 10 livrarias em Glasgow (valeu por compartilhar o link conosco!), só o dos 50 melhores livros é que não está aí (está linkado para o artigo das livrarias).
ResponderExcluirBeijos, Livro Lab
faz um post sobre a Irlanda *O*
ResponderExcluirOlá, poderia colocar o link dos 50 livros? Infelizmente, encaminha para os link da livraria!
ResponderExcluirtks
Fiquei muito feliz com esse texto sobre a Escócia!! Também fico com muita raiva quando a Escócia é retratada como UK ou puxadinho da Inglaterra.
ResponderExcluirAgora quero te indicar a série (tem livro e tem 2 temporadas gravadas, a 3ª sai em setembro) Outlander. A história se passa na Escócia de meadoa do século 18, as vesperas da batalha de Culloden (não sei se vc conhece a história dessa batalha, mas é de dar arrepios).
Um salve aos separaristas escoceses e aos jacobitas!!
Amei
ResponderExcluirFinalmente alguém que reconhece a Escócia como o país maravilhoso que ele é
Morro de vontade de ir lá, de férias ou pra morar 😂😂💞💞