Vamos falar de coisa boa? Vamos falar de Top Therm The Fall, uma minissérie britânica que recentemente foi renovada para a segunda temporada e que conquistou sucesso de público e crítica no final do ano passado.
Com uma trama envolvente e personagens carismáticos The Fall é muito mais legal e inteligente do que The Following e Homeland juntas e por isso você deve assisti-la. Acha que é presunção da minha parte? Então lhe darei outros 5 motivos para assistir The Fall.
1. Gillian Anderson
A.K.A agente Scully está de volta! Fãs de Arquivo X agradecem o retorno, Anderson. Não apenas ela está de volta na pele de uma agente, como sua Stella Gibson é uma personagem tão poderosa e carismática quanto Scully.
Inteligente, cuidadosa e sensual Gibson é uma mulher que não tem medo de assumir seus erros e de falar o que pensa. Também é uma mulher com traumas, mas esse aspecto ainda não foi bem explorado pela série.
2 - Um serial killer nada clichê

A única justificativa de Paul para matar é que ele é machista. Simples assim! Durante cinco episódios fiquei em nervos com a vida dupla que ele leva. Em alguns momentos cheguei a achar que ele era doente e coisa e tal, mas não. O roteiro só apresentou como justificativa para ele matar o fato de ser machista. É ou não um serial killer nada clichê?
3 - Belfast
Assim como em Sherlock, a cidade ganha personalidade própria e pode ser encarada como mais um personagem de destaque na série. Esqueça Londres com seus policiais bonzinhos e ruas arrojadas, Belfast, na Irlanda do Norte, é violenta, pobre, pouco atraente e corrupta.
Em diversas vezes a detetive Gibson esbarra em dificuldades por causa da política de Belfast, o que pode parecer estranho para nos acostumados com as políticas britânicas nas séries da BBC, mas nada que pareça de outro mundo, infelizmente, para nos brasileiros. De certa forma Belfast lembra bastante o Brasil.
4 - Feminismo e misoginia
Desde da escolha de vítimas de Paul (mulheres independentes, bem-sucedidas e que são resolvidas com sua sexualidade) até a sutilezas no roteiro, como quando Stella abotoa a blusa na conferência com a imprensa, a série deixa claro que não é um thriller comum.
5 - Narrativas paralelas
The Fall tem uma narração peculiar, se você está acostumado com CSI e outras séries investigativas vai achar a narrativa de The Fall arrastada e cansativa, mas isso é só impressão sua que está acostumado com o ritmo americano. A série irlandesa tem um ritmo todo próprio e vejo isso como mais um ponto a seu favor.

TAGS:
bbc,
CCSéries,
Elilyan Andrade,
feminismo,
Gillian Anderson,
iniciação,
Jamie Dornan,
Netflix,
série britânica,
Sherlock,
The Fall,
X Filles
1 comentários
Essa série é maravilhosa!
ResponderExcluir