Nosso CCSexta de hoje traz uma pergunta que provavelmente muita gente já fez: por que alguns vilões são tão charmosos? Tão instigantes a ponto de virarem alvo da torcida por parte dos fãs, ou de roubar a cena dos heróis. Mas por que será que isso acontece? O que eles tem que nos chama tanto a atenção? E por que alguns vilões são odiados e outros são amados? Este post tentará responder a essas perguntas, ou pelo menos algumas delas.
Quer saber mais? Continue lendo!
Todo vilão que se preze faz o que bem entender. Ele não liga para regras, convenções sociais, ou moralidade. Tudo o que importa para ele é atingir o seu objetivo ou realizar o seu desejo, independentemente das suas consequências. Então por que gostamos deles?
Bem, em primeiro lugar eles movimentam a trama. Uma história sem vilão, seja ele um personagem ou uma ideia ou o que seja, não é uma história. É preciso ter algum conflito para que alguma coisa aconteça. E ninguém melhor que um vilão bem construído para fazer isso, certo? Nada como um personagem arrogante, megalomaníaco, irônico e, por que não, carismático e simpático quando lhe convém para movimentar uma trama. As maluquices dos vilões são a mais pura #ousadia.
Um outro ponto comum é o charme. A grande maioria dos vilões mais famosos são bonitos e/ou sedutores, convencendo as pessoas dos seus ideais e planos. Muitas vezes eles se passam por pessoas comuns e apenas nós, o espectadores, sabemos o que realmente está acontecendo. Isso meio que nos dá a sensação de que os conhecemos intimamente, e aí a torcida a favor começa.
Um exemplo disso é a série Hannibal. O personagem título mata as pessoas de formas bem...inusitadas e depois as come. E ainda serve comida feita de gente nos seus jantares sociais. E não há uma pessoa que acompanhe essa série que não torça pelo canibal doido, além de o considerarem sexy (o ator ajuda, eu sei).
Hannibal de saco cheio dos reles mortais (nós) |
Esse tipo de vilão, apesar de claramente não ter um porquê definido por agir desse modo e não ter sentimentos ou empatia por qualquer um, acabam nos conquistando também com o seu charme, além de nos deixar intrigados. Por que ele age assim? Como alguém pode ser tão inteligente? Isso nos instiga a acompanhar vorazmente o próximo episódio/capítulo, e nos faz torcer para que ele jamais seja descoberto ou que pelo menos isso demore a acontecer. Queremos vê-lo em ação pelo maior tempo possível, talvez porque queremos ver até onde um ser humano pode ir.
Por outro lado, há os vilões sofridos. Esses são o que mais conquistam a simpatia do público, pois a sua história "justifica" seus atos nos dias atuais, o que faz a gente pensar "poxa, se isso não tivesse acontecido ele não seria assim" e por aí vai. Nesses casos, alguns torcem para que ele tenha a sua redenção ao final da história, outros querem que ele pague pelos seus erros e outros querem que ele morra mesmo. Mas, seja qual for o seu destino final, o vilão é o ponto alto da história. É ele quem deixa as coisas mais emocionantes.
Por isso amamos os vilões.
- isabelle fernandes
TAGS:
CCAnálise,
CCSexta,
Isabelle Fernandes,
vilões
4 comentários
Eu tenho meus vilões amados. Não que não goste dos mocinhos, mas geralmente eles são muito certinho e perfeitinhos, e isso eu não suporto. Ainda tem aqueles personagens que todos dizem que é vilão e eu não concordo, é o caso da Morgana de Avalon. E por ultimo, convenhamos, na vida real talvez não seja, mas os vilões dos cinema muitas vezes são sexies demais para não gostarmos deles.
ResponderExcluirNunca suportei os mocinhos e heróis. Tenho muito amor pelos vilões. E tudo se resume ao fato deles serem mais humanizados. Os mocinhos/heróis ficam tão presos nesse ideal de bondade e perfeição que você não consegue criar uma relação de empatia com ele porque sabe que não é possível uma pessoa ser tão sem defeitos assim. Os vilões são legais porque são humanos. Erram, acertam, arriscam, tem fraquezas, são irônicos, charmosos. Tem como não amar????
ResponderExcluirMoça seu texto é perfeito!
ResponderExcluirEu particularmente prefiro os vilões. Não que não goste dos mocinhos, no entanto geralmente eles são certinhos e perfeitinhos demais, não curto muito... É como se criassem um rotulo e eles ficassem presos naquilo, ao contrário dos vilões que sempre agem de forma inesperada, o que os torna mais humanos.
P.S.: Isso sem comentar que eles são irônicos, charmosos e sexies...
(Fernanda)
Todo fan de series tem um gosto peculiar pelos vilões, eles são sexeis, inteligentes, manipuladores, tem personalidade forte, e principalmente são LOUCOS, como não se seduzir por eles que (as vezes mais que os heróis) são o centro da historia, agindo/brincando como bem entendem.
ResponderExcluirMeus vilões favoritos são James moriarty da serie Sherlock Holmes(BBC), e O Mestre de Doctor Who (também BBC).