Eu sempre tive dificuldade com Os Vingadores. Não que considere o filme ou os personagens ruins. Só que enquanto todo mundo idolatrava o charme nórdico de Thor ou a arrogância cosmopolita de Tony Stark, esses ícones nunca tiveram tanto apelo comigo. Faltava a faísca que fundamenta a relação fã-personagem. Até pouco tempo atrás, eu diria, ainda que a contragosto, que não gostava de nenhum dos vingadores. Pelo menos, não o suficiente para acompanhar suas histórias em quadrinho.
Mas aí eu conheci o Hawkeye do Matt Fraction e tudo mudou.
O título não quer saber dos vingadores. O Gavião Arqueiro é um vingador não-vingador. E isso o deixa muito mais próximo da audiência.
Não sinto que o filme se aprofunde muito no assunto, embora seja citado que o rapaz não se sente muito confortável no papel de herói. Diferente de seus companheiros geniosos, Clint Barton não possui nenhuma tecnologia extraordinária, mutação genética ou progenitor divino. Ele é tão humano quanto eu e você. Bem treinado, mas humano. E é exatamente nisso em que seu título aposta – e com isso que ele me conquistou completamente.
o amor entre Clint e Kate |
Centrado em suas aventuras longe da equipe, Clint sequer mora na base da S.H.I.E.L.D. por não se identificar com a vida de herói. Ele é um cara simples, solitário, com um senso e justiça apurado, um humor autodepreciativo e um fraco por mulheres. Outros heróis só aparecem para mostrar mais do passado amoroso do rapaz ou para enfatizar suas dificuldades na luta contra o crime se comparado aos outros Vingadores.
Por que ele apanha. E como apanha. É difícil lembrar de um volume em que o homem não apareça sem hematomas, cicatrizes, cortes ou arranhões. Isso quando não está enfaixado ou engessado por causa de algum osso quebrado ou simplesmente acaba sequestrado e precisa ser salvo por sua fiel companheira e Gavião Arqueira honoraria, Kate Bishop. E é isso que eu acho mais incrível no Gavião. Ele não se acha nada demais, tem extrema dificuldade em sua profissão, mas isso não o impede de lutar pelo que é certo.
E seus problemas de compromisso, baixa-autoestima e teimosia são muito próximos da minha vida. Não que os outros heróis da Marvel não sejam igualmente bem trabalhados. Cada um possui um perfil bem definido e conflitos próprios.
Mas o Gavião é o meu herói. E acho que ele seria o de muita gente se dessem uma chance a ele. O título ainda está em andamento, mas infelizmente nunca o encontrei no Brasil. A série é vendida em volumes individuais ou em collects de 5 volumes. Quem quiser, pode adquirir versões digitais pela Amazon ou pela própria Marvel - que tem um aplicativo de celular próprio para a leitura das hq's.
e eu encerro este post com o melhor quadro de hq de todos os tempos. |
Quer conhecer novos quadrinhos? Conheça nossos guias.
TAGS:
CCHQ,
Diego Matioli,
Gavião Arqueiro,
Guia de Quadrinhos,
histórias em quadrinhos,
Matt Fraction,
os vingadores
10 comentários
OMG! OMG! Você me convenceu Diego: o Gavião é incrível! Ele praticamente é o Batman da Marvel:
ResponderExcluir(X) orfão
(X) humano
(X) vive se quebrando
(X) tem um parceiro {no caso do Arqueiro, parceira}
(X) não se vê como herói
(X) mulherengo
Adorei o post. :D
Só fiz a associação por causa do seu texto, antes dele nunca tinha dado bola para o Gavião.
Excluircuriosamente, o Arqueiro Verde é o ~batima~ da DC.
ExcluirOi!
ResponderExcluirDiego, você convenceu a mim também, cara.
Eu já gostava um pouco do Gavião por causa dos jogos antigos da Marvel e dos Vingadores (desde a Era do Super Nintendo e por aí vai). Mas nunca havia parado para analisá-lo tão bem.
Meu herói favorito sempre foi o Homem Aranha. Porque ele é jovem, vai para a faculdade, tem problemas em casa, tem problemas com garotas, mas ainda assim é super bem-humorado, nerd, ama ciência, e faz de tudo para cumprir com o que ele mesmo diz ser suas responsabilidades (tipo: salvar o mundo), mesmo que apanhe pra caramba para isso. É fácil gostar dele e se identificar em sua figura. Ele é Espetacular! (Trocadilho hahaha)
Mas aí vem você e me mostra uma outra faceta daquele cara roxo dos videogames antigos, e eu noto que, poxa, preciso ler um pouco sobre o Gavião. Fui mesmo convencido que o HQ deve estar muito bom.
Foi um ótimo post!
ARANHA <3
ExcluirOi! Mto bom o texto! Essa série do Gavião é mesmo SENSACIONAL!! Matt Fraction continua bom.
ResponderExcluirFica a dica pra quem quer acompanhar no Brasil: essas histórias vem sendo publicadas pela Panini no mix da revista "Capitão América e Gavião Arqueiro". Em fevereiro saiu a ed.5, mas não deve ser difícil de encontrar as anteriores.
abraço!!
Acho que eu comecei a ler a uns dois meses (e ainda não terminei, culpa do Bruce) mas eu adorei o estilo, a forma leve que a história vai se desenvolvendo e ainda mais como o Clint vai me conquistando. Eu adoro os Vingadore,s mas é só isso, adorar,mas apesar de toda HQ da Marvel tentar mostrar um lado mais humano nos personagens, acho que só essa me fez realmente ver isso :'D
ResponderExcluirMeu personagem favorito da Marvel não está entre os Vingadores. O Surfista Prateado é o meu personagem favorito. Sua integridade ética e moral sempre foi o ponto de sua personalidade que mais preso e admiro, e é admirável mais ainda por manter essa integridade possuindo um poder quase ilimitado, e não deixar-se arrebatar pela vaidade e loucura alimentadas pela posse do poder.
ResponderExcluirEu já amava o Gavião Arqueiro. Mas quando li as HQ's do Gavião do Matt Fraction, passei a ama-lo mais ainda.
ResponderExcluirEu já amava o Gavião Arqueiro. Mas quando li as HQ's do Gavião do Matt Fraction, passei a ama-lo mais ainda.
ResponderExcluir