Acima o segundo vídeo do Clube de Escrita! A melhor frase para resumir como se acabar com o editor interno (na prática), uma conversa com personagens, a melhor parte de se escrever e... uma ajudinha para o Felipe envolvendo vacas. Se inscreva no canal e clica em gostei! Se quiser que eu fale sobre algo, é só dizer. (:
Hoje aqui eu vou falar de uma supertécnica para escrever, coisa profissa. Ou talvez não, mas que realmente ajuda. Como você viu no título é: planejando no meio do caminho. Chega mais que eu vou explicar isso melhor.
Naquele momento pré-nano você planeja tudo. Você tem tempo pra pensar na sua história. Imaginar a cena que vai começar. É um efeito bom: você está pensando na sua história enquanto ainda não está escrevendo. Então é comum todo mundo começar o Nano fazendo palavras jorrarem na página em branco. E aí como eu falo da Anna no vídeo: você escreve muito, depois bastante, depois razoável, depois pouco e depois... oi? escrever o que?
Quando você faz seu planejamento no meio do caminho é primeiro dia de Nano sempre.
![]() |
Como você fica se não fizer esse planejamento |
Acho que o primeiro passo, e mais imediato, é tirar um tempo todo dia antes de escrever pra pensar no que vai escrever. Sim, a mesma dica desse post que a moça escreveu 70 mil palavras em 12 dias.
A sua história está em que ponto agora? O que vai acontecer depois? O que precisa ser feito para o seu personagem chegar onde ele quer? O que os outros personagens vão fazer?
Se precisar, responda isso escrevendo em algum lugar aleatório. Hoje mesmo eu fiz isso.
E o planejamento no meio do caminho também serve como um pit stop. Depois de umas rodadas você para, olha para sua história e repensa o que tá acontecendo. Tá tedioso? O que podia acontecer de legal para melhor? Esteja aberto a coisas inusitadas!
Essa falta de planejamento às vezes até atrapalha minha escrita (já aconteceu nesse Nano). Eu fico meio que "não sei o que escrever", então fico procrastinando para hora de escrever. Em contraste, quando eu tiro um tempo pra pensar, começo a ter ideias legais e ficar louca para escrever.
Como eu sinto que precisa de um planejamento? A história começa a se arrastar. Aí eu paro e "Ei, gente, que que tá acontecendo na minha história? Que é que vocês fizeram?" Isso é importante principalmente quando você escreve sem ter cada detalhe planejado, porque coisas novas que você nem imaginava surgem e você precisa dar uma pausa para repensar para onde esse barco vai.
![]() |
Fiz hoje. Parece bobeira, mas fiz 4021 palavras com ajuda dessas brincadeiras. Ainda tem uma folha com horários, que eu fiquei com preguiça de tirar fotos. |
Agora mesmo, nessa história atual, é um assassinato com vários envolvidos. Pra tudo dar certo, eu preciso saber a hora que tudo aconteceu, o que cada um tá fazendo a cada segundo. Eu to já com mais de 30 mil palavras e acabei de começar o segundo dia de história!!! Use e abuse de papel, caneta, giz, parede. Às vezes dar uma pausa do computador e "brincar" com a sua história pode ser o que você precisa.
Aliás, é muito legal você arranjar coisas pra fazer relacionadas a sua história que não sejam escrever (tipo a história da Giulia lá no grupo sobre abrir um cadeado!).
Como a equipe do CC está indo no Nanowrimo?
Dana, 34.906 palavras até agora: Consegui bater minha meta da semana de chegar a 30 mil!!! E acabei de perceber que escrevi 28 mil palavras em uma semana, então meu plano de chegar às 50 mil até o dia 15 não parece mais tão distante. GENTE, mas isso é treino. Se você pegar o Clube de Escrita do ano passado, no dia 18 de novembro eu ainda tinha 16 mil. E eu to correndo igual a uma maluca que eu tenho que escrever e editar outra história esse mês ainda.
Diego, 6.973 palavras até agora: Estou bloqueado, não me enche. *se enconde debaixo da coberta*
Igra, 6.040 palavras até agora: Estou atrasada AINDA, é aquela velha desculpa da falta de tempo. Apesar disso, nos dias em que eu realmente escrevi eu passei da meta diária, o que é ótimo. Vamos ver se nos próximos dias eu passo a Dana (posso me iludir).
Igra, 6.040 palavras até agora: Estou atrasada AINDA, é aquela velha desculpa da falta de tempo. Apesar disso, nos dias em que eu realmente escrevi eu passei da meta diária, o que é ótimo. Vamos ver se nos próximos dias eu passo a Dana (posso me iludir).
Paulo, ??? palavras até agora: Não foi encontrado para se pronunciar até o momento.
TAGS:
clube de escrita,
Dana Martins,
diário de escrita,
Diego Matioli,
escrita,
Igraínne Marques,
nanowrimo,
planejamento,
Vídeo,
Youtube
0 comentários