[Nota do Paulo: Olá, hoje vocês vão ficar com o Renato Augusto do The Review Kingdom. Enjoy.]
Oi pessoal! E aí, como estão? Felizes com a Semana A Culpa é do John Green? ANSIOSOS PELO POST DE HOJE AQUI DO CONVERSA CULT? Pois bem, eu sou o Renato, um convidado especial, e vou falar um pouco sobre os outros livros do John Green.
Estamos mostrando aqui e nos outros blogs que estão colaborando com a Semana Green sobre o livro A Culpa é das Estrelas, lançado pela Intrínseca este mês. Mas esse não é o único livro do John não! Falarei um pouco sobre os outros 3 livros solos do John e os outros 2 em que ele fez um tipo de "participação especial". Vou colocar uma pequena descrição do livro, a capa, e logo depois algumas curiosidades sobre a escrita, o estilo e até mesmo, as adaptações cinematográficas dos livros!
Pra começar, e indo por ordem de lançamento, vou falar um pouco sobre o livro "Quem é você Alasca? - O Primeiro Amigo, A Primeira Garota e as Últimas Palavras", publicado pela Editora Martins Fontes aqui no Brasil em 2010. Nos EUA, o nome é "Looking for Alaska" e ele foi lançado em 2005.
O livro conta a história de Miles Halter, um adolescente que está saindo de sua casa na Flórida e indo para a Escola Preparatória Culver Creek, em Alabama. Miles possui um interesse um tanto quanto peculiar de aprender as últimas palavras de pessoas famosas, e se baseia nas últimas palavras de François Rabelais (um poeta francês), "Saio em busca de um Grande Talvez", para reger sua vida e impulsionar seu futuro.
No Alabama, ele conhece Chip Martin, seu novo colega de quarto, e Alasca Young, uma garota conhecida de Chip. Acontece que ao chegar em seu novo lar, ele acaba fazendo uma pegadinha nada legal com Chip e Alasca, o que resulta em uma guerra permanente de pegadinhas entre Alasca, Chip e Miles. Entre essas e outras, eles acabam descobrindo novos conceitos do que seria "quebrar as regras", do que é perigo e do que são atividades ilícitas (como fumar e beber no campus).
Enquanto isso, Miles vai se apaixonando por Alasca, mas descobre que a vida nem sempre tem os caminhos que planejamos. O livro trata bastante sobre culpa e sobre o quanto nos sentimos responsáveis por coisas que nem sempre cometemos.
Curiosidades:
- O livro foi bastante polêmico quando lançado nos EUA, porque possui algumas cenas de sexo explícito e foi utilizado por alguns professores em escolas para adolescentes de 16/17 anos. Alguns pais reclamaram e disseram que o livro era "nojento e pornográfico", porém, no vlog, o John explica que na verdade o livro só contém essas cenas porque ele quis retratar o quanto o ato sexual pode ser estranho e sem sentido e o quanto ele é superestimado na adolescência, mas foi mal interpretado.
- Os direitos do livro foram comprados pela Paramount Pictures, em 2005, mas acabou havendo uma falta de interesse da Paramount e a produção foi interrompida por tempo indeterminado. E o filme tem até um roteiro assinado pelo Josh Schwartz pronto, aliás, o John diz ter amado o que o Josh fez nele.
- O livro ganhou o prêmio Michael Printz, da American Library Association e é dividido em duas partes: "Antes" e "Depois".
O segundo livro publicado pelo John foi "An Abundance of Katherines" (algo como "Uma Abundância de Katherines" em português), em 2006. O livro não foi publicado no Brasil.
Ele conta a história de Colin Singleton, um cara que já namorou 19 Katherines e foi chutado por todas elas. Ele ama anagramas e tem dezessete anos.
Ele é um adolescente prodígio, mas ainda não se tornou um gênio porque ainda não teve um "momento Eureka", como ele mesmo diz, e está tentando provar que existe uma equação que mostra exatamente o tanto de tempo que um relacionamento irá durar, baseado em todos os seus fracassos.
Depois de se formar no ensino médio, seu único e melhor amigo o convence a sair em uma viagem para relaxar a cabeça. Nessa viagem, coisas irão acontecer, pessoas irão ser conhecidas e talvez Colin descubra que a vida não obedece um sentido lógico.
Curiosidades:
- O livro ganhou um título de honra no Prêmio Michael L. Printz, e recebeu reconhecimento como um dos melhores livros Young Adults (YA) pela American Library Association.
- Logo após o lançamento do livro, John falou em um vídeo que os direitos do livro haviam sido comprados para uma adaptação cinematográfica e que ele seria o escritor do roteiro, mas não houve nenhuma outra notícia sobre isso desde aquela data.
O terceiro livro lançado por John foi "Paper Towns", publicado em 2008 nos Estados Unidos, sem publicação no Brasil.
Nesse livro, Quentin Jacobsen e Margo Roth Spiegelman, dois adolescentes, certa noite se vestem de preto e começam uma busca por vingança de todas as pessoas que um dia já fizeram mau à eles. O modo de agir é invadir a casa das pessoas, pixar um "M" azul na parede e deixar um peixe de presente.
Mas depois dessa fatídica noite em que Quentin e Margo se vingam de muitas pessoas, ela desaparece misteriosamente, deixando apenas algumas pistas para Quentin saber onde ela está. Ele e alguns de seus amigos, então, começam a procurar por Margo, decifrando pista por pista.
Curiosidades
- Ficou em quinto lugar na lista de bestsellers do New York Times.
- Ganhou o Edgar Award em 2009 com o Melhor Livro Young Adult.
- Durante o livro, as "paper towns" (cidades que só existem em mapas mas, na verdade, não existem) são mencionadas várias vezes, e Green uma vez disse que sua primeira experiência com Paper Towns ocorreu em uma road trip no primeiro ano de faculdade. Ele e seus companheiros de viagem foram até uma cidade na Dakota do Sul chamada Holen. De acordo com Green, a história de uma cidade que existe no livro é, em sua maioria, verdadeira.
- John anunciou em seu vlog que os direitos do filme de Paper Towns haviam sido adquiridos pela Mandate Pictures e Mr. Mudd. Ele escreveu o primeiro esboço do roteiro. No entanto, em 2010, Green anunciou que era improvável que o filme fosse feito, devido a uma divergência de opiniões sobre "o que faz um filme ser bom".
O último livro solo lançado por John foi "A Culpa é das Estrelas".
Depois disso, ele tem outros 2 livros em conjunto com outros autores e vários contos.
O primeiro deles é "Let It Snow: Three Holiday Romances", com a Maureen Johnson e a Lauren Myracle. O livro é um YA romântico que se passa na época do Natal e, pelo que dizem, é muito bom. Pra quem não sabe, o John é MUITO amigo da Maureen Johnson e ela chegou até a repôr ele no vlog quando o Henry (filho do John) nasceu.
O segundo é "Will Grayson, Will Grayson", com o David Levithan, outro grande nome do YA internacional. Neste livro, dois adolescentes chamados Will Grayson se conhecem e descobrem que suas vidas são bem diferentes e tomam caminhos inesperados. O livro tem as visões dos dois Will Graysons alternadas.
Espero que eu tenha conseguido mostrar pra vocês um pouquinho mais dos outros livros do John Green e de como ele é premiado por isso! Espero também que vocês tenham ficado com a mesma vontade que eu fiquei de ler os outros livros dele!
Quais outros livros do John vocês MAIS querem ler?
Lembrando que temos promoções super awesome que vocês deveriam participar e que vocês podem comprar ACeDE com 20% de desconto. Ah, passem daqui a uma hora no Amount of Words para ver o último post do dia!
TAGS:
an abundance of katherines,
colaborador,
culpadojohngreen,
Intrínseca,
let it snow,
looking for alaska,
Paper Towns,
quem é você alasca?,
will grayson will grayson,
wmf martins fontes
7 comentários
Estou louca pra ler Let It Snow !!!
ResponderExcluirNossa, adorei o post, super legal! Fiquei com uma vontade imensa de ler "Paper Towns". Gostei das curiosidades! :D
ResponderExcluirTenho vontade de ler Let it snow e Will Grayson, Will Grayson.
ResponderExcluirMas um livro solo dele é o ACEDE, kk
Mas que mania desse pessoal de comprar os direitos do livro e desistirem do filme depois D:
ResponderExcluirQuero ler todos. Adorei a ideia do Paper Towns.
ResponderExcluirGostaria muito de ler "Let It Snow". Adoroooooo livros que se passam exclusivamente em datas comemorativas.
ResponderExcluirJá tinha escutado falar de Quem é você, Alasca? e Paper Towns, mas nunca tinha ido mais a fundo e procurado saber mais sobre os livros. Todas as histórias dos livros solo dele me pareceram muito interessantes, John Green TEM que ser uma das minhas próximas leituras.
ResponderExcluirBeijos