Praticamente todo mundo conhece os artistas pop, mas quantos conhecem alguma coisa além dos singles? Isso foi mais ou menos o que eu me perguntei depois de tanto ver falarem da Rihanna. É porque, às vezes, atrás desses "na na na" dos singles, nas profundezas dos cds, há algo diferente que pode valer a pena ouvir. MAS os seus problemas acabaram. Se preparem para o primeiro dia: Katy Perry.
A Katy Perry, sendo a com menos álbuns (só dois!) das que vamos tratar aqui, é a que tem menos variação e menos "eu não sabia que era assim!". De qualquer forma, ficar ouvindo "Part Of Me" para sempre é uma pena quando tem outras tão boas como "Mannequin" e "Hummingbird Heartbeat".
One of the Boys
Esse é o meu preferido, as músicas foram realmente feitas para marcar com o estilo dela. Muito mais um pop meio antigo renovado que pode ser tocado todo por uma banda, sem precisar das atuais apresentações tipo Britney/Beyonce.
Escute: "If You Can Afford Me", que tem até um fundo que faz lembrar a bandas estilo One Night Only. "Mannequin", que eu não sei por que você ainda não ouviu. "One of the Boys", que é a com mesmo nome do álbum. Sério, ninguém pode falar da Katy Perry sem ouvir essas músicas.
O mesmo álbum ainda tem outras que de tão escondidas parecem até raridade, como "Lost", "Self Inflicted", "I'm Still Breathing" e "Fingerprints".
As letras no One of the Boys também são ótimas e mostram esse lado feminino/divertido da Katy Perry.
Teenage Dream
Esse ela começou cheia de algodão doce (ou nuvens rosa) com o Snoop Dogg do lado e deixando para trás o lado "garota com uma banda" que eu gostava. Mas provavelmente não dá para ser uma "diva" se não você não agir como uma, né? E com o clipe de "Teenage Dream" duvido que alguém ainda se lembre do "eu beijei uma garota...". Mas não estamos aqui para falar de single!
Escute: Eu tinha dito que o "garota com uma banda" ficou para trás? Não se você ouvir o álbum. "Circle The Drain" é quase rock disfarçado de pop (ou o contrário?), que pode até assustar quem estava no mundo dos sonhos e doces. É uma música forte e com certeza vale a pena em um show (com certeza...). Outra que eu gostei muito foi "Hummingbird Heartbeat", provavelmente a maior ponte com o legado do álbum One of the Boys. Até a letra ("let's pollinate to create a family tree"...) tem umas brincadeiras interessantes. "The One That Got Away" também lembra ao primeiro, né? Mas eles lançaram como single, provavelmente em uma tentativa de recuperar a força do primeiro álbum. Ou provavelmente porque eles lançaram quase o Teenage Dream inteiro.
A música "Not Like The Movies" é outra que pode surpreender, trazendo um lado bem diferente. É até estranho que a pessoa que canta isso seja a mesma que anda por aí querendo ver peacock alheio.
No Teenage Dream há algumas outras, como "Who Am I Living For?" e "Pearl", mas que mostram muito mais o lado no pop-comum.
Teenage Dream Deluxe
Essa versão só tem três músicas novas: "Part Of Me", "Wide Awake" e "Dressin' Up". Eu só quis comentar que todas elas são como single e tem o mesmo valor de um, sem mostrar qualquer outra coisa interessante. A questão agora fica: será que o próximo álbum virá mais dessas ou ela vai trabalhar em algo novo? Não perca a alma, Katy...
Extras
>>>Vale a pena dar uma lida nos comentários desse post, o do Pedro, por exemplo, até completa o post. E se quiserem fazer a própria contribuição, nós vamos adorar. :)
>>>Sabia que ela já foi até cantora gospel? Pois é, como as coisas mudam...
>>>Sabia que ela já foi até cantora gospel? Pois é, como as coisas mudam...
>>>Ela também já fez muito covers, não no estilo "fiquei famosa no youtube", mas depois de ficar famosa mesmo. Tem um de "Black & Gold" que é ótimo, mas o meu preferido é de "Use Your Love".
>>>Ela começou como Katy Hudson (a época gospel) e tem até álbum lançado.
>>>Também há um álbum em colaboração com o The Matrix. Eu já ouvi tanto esse quando o dela como Katy Hudson, apesar de algumas músicas do The Matrix ainda estarem aqui, eu diria que ela ficou melhor como Katy Perry.
Vale a pena conhecer porque, pode até não parecer, mas o sucesso não é à toa. A gente pode encontrar muito o que aproveitar no submundo do pop. Eu normalmente mal escuto singles (menos da Katy Perry, ela é provavelmente a que eu mais escuto), mas gosto de muitas das outras músicas dessas cantoras.
TAGS:
CCMúsica,
CCSexta,
katy hudson,
Katy Perry,
Músicas,
one of the boys,
por dentro do pop,
singles,
teenage dream,
teenage dream deluxe,
the matrix
7 comentários
Olha, eu não acho a voz dela muito boa ao vivo. Ela é mais de estúdio mesmo, sabe? (Minha tese se confirmou depois do show no Rock In Rio...) Mas, eu curto muito algumas músicas dela, sim. Ela é o tipo de cantora que eu consigo escutar o álbum completo, não só uma ou duas músicas. E, depois que ela é linda. HAHA
ResponderExcluirEu tava falando com o meu amigo, ela parece que não tem muito fôlego. Acho que quanto a voz, pra show, não é tão legal mesmo, mas ela consegue levar muuuito bem o público.
Excluirentão, eu adoro a Katy. acho uma das artistas mais acessíveis, simpáticas, divertidas e autênticas da atualidade. a voz dela ao vivo não é lá grande coisa, mas ela é tão carismática e tem tanta presença de palco que isso é facilmente compensado (e acho que ela nunca faz playback, no máximo uma base, então, mais pontos pra ela). ela é singer-songwriter também né, o que é algo uooow pra um artista pop como ela. acho o One of the Boys demais demais demais! Thinking of You, One of the Boys, I'm Still Breathing, Hot N Cold, Waking Up in Vegas, If You Can Afford Me... todas excelentes! o Teenage Dream é bem mais pop-mainstream mesmo, mas acho tão bom quanto o OOTB. TGIF, Teenage Dream, Circle the Drain, The One That Got Away, Not Like the Movies, Firework, todas ótimas também. e apesar de muitos terem criticado o relançamento dele (The Complete Confection), eu achei mega válido, porque são 3 músicas muito boas: Part of Me, apesar de ser bem antiga, tem letra e melodia muito catchy (podia ter entrado pro TD original), Dressin' Up é mais sexy e tem um dance-erotic-appeal que nenhuma música dela tem (e a propósito, essa aqui não será single), e Wide Awake é perfeita, como se representasse mesmo o fim da 'era TD', e também foi escrita pro filme-documentário-show dela em 3D que irá estrear em agosto por aqui. enfim, ela está no caminho para ter uma das carreiras mais sólidas na atual indústria fonográfica.
ResponderExcluirbtw, eu fui no primeiro dia do último Rock in Rio, e o show dela foi o melhor da noite de longe, ainda com as desafinadas épicas em Firework, hahaha! :)
ResponderExcluirAcho que você falou tudo, Pedro. (comentário anterior) Eu também acho isso do Teenage Dream ser tão bom quanto o OOTB, acho que pode não ter ficado parecendo isso no post. HUAH É que eu quis mostrar o lado menos pop-mainstream mesmo. Eu não me importo tanto com o relançamento, acho que tanto faz. Sobre as três músicas, não tinha pensado desse jeito, mas você tem razão. Eu não sabia que Part of Me era antiga o:
ExcluirAham, ela tem sido uma das artistas até mais estáveis.
Caramba, adorei o post!
ResponderExcluirConfesso que me considerava um (quase) fã da Katy e não tinha ouvido algumas das músicas que vocês citaram (podem me apedrejar). Mas prometo vou ouvir todas as indicadas... kfdlh.
Ah, também AMO Use Your Love. É incrível, haha.
Parabéns pelo post :* Espero que os próximos sejam tão bons quanto este...
Abraços.
sério? escuta sim, elas são algumas das principais-obrigatórias (na minha humilde opinião) e são tão legais também. Se você gosta de Katy Perry, com certeza vai gostar
Excluir